terça-feira, 9 de outubro de 2012

PROJETO SER DIFERENTE É NORMAL



PROJETO  SER DIFERENTE É NORMAL
SALA DE RECURSOS: VIVA A DIVERSIDADE
ANO DE 2012
PROFESSORA: ALAIDE ALVES DE MACEDO

JUSTIFICATIVA

Todas as pessoas são diferentes umas das outras, ninguém é igual a ninguém. Cada um tem o seu jeito de ser, cada um tem seus sonhos, suas dificuldades e limitações, e é esta diferença que torna rica as relações cotidianas e faz o homem crescer, aprender e fortalecer seus sentimentos tornando-se cada vez mais humano e mais solidário.
Todos querem e precisam sentir-se incluídos fazendo parte da construção de uma sociedade melhor, de um mundo mais fraterno. Aceitar o outro é um desafio que nos dá a oportunidade de convivermos com pessoas que são diferentes de nós, mas que tem os mesmos direitos garantidos pela constituição, cidadãos que como nós queremos uma sociedade justa e livre de preconceitos ou discriminações.
Portanto podemos crer que a escola tem papel fundamental no comportamento infantil, é claro que ela não deve ser a única responsável pela formação de valores. Cabe aos educadores e toda equipe escolar desenvolver projetos que possam estimular os alunos a terem atitudes mais condizentes com o que é esperado para um convívio social adequado, trabalhando valores, que são questionados pelos alunos a todo o momento.

OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral
Conscientizar os alunos sobre as diferenças e possibilitar reflexões sobre o que vêem e ouvem, buscando auxiliar e compreender as mesmas.


2.2. Objetivos Específicos
·         Possibilitar interações que levem a vivenciar situações de reflexão quantos as diferenças.
·         Trabalhar através da contação de histórias a questão do preconceito abordando temas e materiais diversificados.
·         Desenvolver a coordenação motora.
·         Desenvolver a linguagem escrita e oral.
METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO
Serão feitas reflexões e atividades de sistematização em sala de recursos como: interpretação, produção textual, dobradura, colagem, modelagem, etc. Leitura de diversos tipos de textos que tratem sobre a diversidade, exemplo: Uma joaninha diferente. MELO, Regina Célia. Uma joaninha diferente... 11.ed. São Paulo: Paulinas, 1989. (Coleção dente de leite).
Confecção de um livro: “Uma joaninha diferente”
RESULTADOS ESPERADOS E AVALIAÇÃO
Espera-se que após a realização do projeto muitos alunos modifiquem suas atitudes em relação aos colegas, professores e a escola. E que todos possam aceitar a diversidade de forma menos preconceituosa, tendo um novo olhar sobre os educandos especiais, as outras religiões e sobre a diversidade de modo geral.

CULMINÂNCIA: Exposição dos cadernos de arte na sala de recursos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário