SALA DE RECURSOS: VIVA A DIVERSIDADE
ANO DE 2012
PROFESSORA: ALAIDE ALVES DE MACEDO
JUSTIFICATIVA
Todas as pessoas são diferentes umas das outras, ninguém é igual a ninguém. Cada um tem o seu jeito de ser, cada um tem seus sonhos, suas dificuldades e limitações, e é esta diferença que torna rica as relações cotidianas e faz o homem crescer, aprender e fortalecer seus sentimentos tornando-se cada vez mais humano e mais solidário.
Todos querem e precisam
sentir-se incluídos fazendo parte da construção de uma sociedade melhor, de um
mundo mais fraterno. Aceitar o outro é um desafio que nos dá a oportunidade de
convivermos com pessoas que são diferentes de nós, mas que tem os mesmos
direitos garantidos pela constituição, cidadãos que como nós queremos uma
sociedade justa e livre de preconceitos ou discriminações.
Portanto podemos crer que a
escola tem papel fundamental no comportamento infantil, é claro que ela não
deve ser a única responsável pela formação de valores. Cabe aos educadores e
toda equipe escolar desenvolver projetos que possam estimular os alunos a terem
atitudes mais condizentes com o que é esperado para um convívio social
adequado, trabalhando valores, que são questionados pelos alunos a todo o
momento.
OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
Conscientizar os alunos
sobre as diferenças e possibilitar reflexões sobre o que vêem e ouvem, buscando
auxiliar e compreender as mesmas.
2.2. Objetivos
Específicos
·
Possibilitar
interações que levem a vivenciar situações de reflexão quantos as diferenças.
·
Trabalhar
através da contação de histórias a questão do preconceito abordando temas e
materiais diversificados.
·
Desenvolver
a coordenação motora.
·
Desenvolver
a linguagem escrita e oral.
METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO
Serão feitas reflexões e atividades de
sistematização em sala de recursos como: interpretação, produção textual,
dobradura, colagem, modelagem, etc. Leitura de diversos tipos de textos que
tratem sobre a diversidade, exemplo: Uma joaninha diferente. MELO, Regina Célia. Uma joaninha diferente... 11.ed. São Paulo:
Paulinas, 1989. (Coleção dente de leite).
Confecção de um
livro: “Uma joaninha diferente”
RESULTADOS ESPERADOS E AVALIAÇÃO
Espera-se que após a
realização do projeto muitos alunos modifiquem suas atitudes em relação aos
colegas, professores e a escola. E que todos possam aceitar a diversidade de
forma menos preconceituosa, tendo um novo olhar sobre os educandos especiais,
as outras religiões e sobre a diversidade de modo geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário